6.4.08

Do caos



Tenho a pior opinião possível acerca das creches.
Tal como nas casas em que há afixado um "Cuidado com o cão!",
as creches deveriam ter um
"Cuidado com os vírus, bactérias e afins!".
Se após a leitura do mesmo, 50% dos pais daria meia-volta e arranjava outra solução, a outra metade (à qual eu pertenço por não ter alternativa viável aka ajuda-à-mão) encheria o peito de ar e entrava.
Após a passagem da porta (acto de coragem ou de estupidez sem tamanho) deveria ser distribuída uma lista com todas as "gosmas" possíveis e impossíveis de ocorrer...
Acho impressionante a quantidade de coisas inimagináveis a que as crianças deixadas numa creche desde muito cedo são sujeitas.
Não fazia ideia de quanto os bebés sofrem à conta do chamado caminho para a imunização!
É um mundo paralelo, cheio de artefactos e técnicas complexas ao qual somos apresentados sem grandes cerimónias.

Raios partam os vírus, viroses, bactérias, educadoras e auxiliares incompetentes (e com falta de formação-sensibilidade-bom senso-normas básicas de higiene) e os pais irresponsáveis que teimam em levar as suas crianças doentes e com ranho verde a escorrer até à boca, que até dão dó só de olhar para elas.
Depois de um período de doença súbita, com momentos bastante dramáticos e sempre com a certeza de que ganhei uns quantos cabelos brancos de tanta angústia e preocupação, fico sempre com a sensação de que não dei pelo tempo a passar. Não deixa, no entanto, de ser curioso como estes dias "desaparecidos", feitos de horas tão longas, deixam marcas tão fortes e indeléveis.
De vigília permanente, dia e noite não se distinguem. As refeições deixam de ter importância porque nem sequer há apetite e, quando tudo melhora, só restam os seguintes consolos:
mais uma riscada da lista invisível (e interminável e inútil), a tal que nunca ninguém me distribuiu, e a certeza de que estamos em contagem decrescente para que isto acabe, ou que pelo menos se atenue.
E agora vou finalmente (tentar) dormir.

1 comment:

ritacor said...

Não podia concordar mais contigo!
Essa foi uma das principais razões para ter adiado bastante a ida dos mais pequenos para o jardim infantil.

As melhoras :)