7.11.08

Rita (ou o meu umbigo)


Tenho uma confissão a fazer: daquela vez em que fiz uma lista sobre todas as coisas estranhas sobre mim, esqueci-me de uma muito importante.
Passo a explicar: chamo-me Rita porque a minha mãe achou que só iria dar-me nome depois de olhar para a minha cara. A verdade é que podia perfeitamente chamar-me João André, se tivesse nascido com uma peça extra e, até a minha mãe pousar os olhos em mim, esteve na calha o nome de Joana Maria ou Maria Joana (este último ter-me-ia tornado alvo de verdadeira tormenta e chacota, obrigada mãe por essa mudança de última hora).
Como ainda pertenço à geração em que toda a gente tinha dois nomes (o 2.º ficava de reserva para as conversas sérias e ralhetes) acabei por receber como 2.º o nome Maria, nome pelo qual (e em exclusivo e que me lembre) fui tratada apenas por uma pessoa até hoje.
Também podia ter sido Maria Rita, mas ficou o Rita Maria (e ninguém me trata pelos dois nomes, a não ser um certo pingente de dois anos e meio, de vez em quando).

Rita. A minha mãe fez a escolha certa. Gosto do meu nome, acho que me assenta bem e não me imagino com outro.
Deve ser por isso que todas as músicas que o tenham algures na letra me ficam no ouvido e no coração, mesmo as mais pirosas.
Pronto, feita a confissão, aqui fica uma lista das músicas por ordem de preferência:
1. Rita Jeep, Jorge Ben
2. A Balada da Rita, Sérgio Godinho
3. A Rita, Chico Buarque
4. Samba que nem Rita à Dora, Seu Jorge
5. Lovely Rita, The Beatles
6. Maria Rita, Duo Ouro Negro (sim, eu disse pirosas também!)

ps: se alguém que por aqui passe conhecer mais alguma e queira contribuir para o aumento da lista, a gerência agradece!

2 comments:

L. said...

Rita Maria era nome que eu daria a uma filha minha.

Lovely Rita é uma das minhas músicas de sempre. Tinha 12 anos e ouvia-a sem parar.

pombamarela said...

Gosto muito do nome. Eu tb sou do tempo em que toda a gente tinha 2º nome (O meu é Ana Júlia, e o Júlia era usado exclusivamente para os ralhetes). Também gosto da combinação Maria Rita, talvez porque me soe de imediato a Bossa Nova, e a Elis Regina que não podia ter deixado melhor legado do que a sua voz gravada e a sua filha de voz fabulosa.