22.7.10

Alentejo, i ♥ you





© Nuno Andrade

Não sei se é da costela que tenho, vinda de Portalegre, Castelo de Vide e Escusa, mas o Alentejo exerce um fascínio especial sobre mim.

Há dois anos, ou mais, que não tinha um fim-de-semana de folga e nada melhor que um convite de amigos e um concerto, uma combinação já com vários meses, para uma pausa física e mental.
Do itinerário fizeram parte Évora, Serpa e Moura, seguidos de uma escala em Lisboa, a caminho de casa.
Estava um calor abrasador que conseguimos quebrar com uma ida à praia fluvial da Mina de São Domingos e na maravilhosa piscina de Serpa.

Em Évora vimos uma
exposição de uma coisa rara: desenhos do Francis Bacon, que sempre afirmou veementemente que não desenhava.
Em Serpa fomos ao Festival Noites da Nora, ver um concerto dos Diabo na Cruz que ao vivo superaram as minhas expectativas. O baterista foi arrebatador e o sentido de humor e a boa música, que ganha muito ao vivo, venceram o cepticismo da minha cara-metade.
E um dos momentos altos da noite aconteceu quando um cachorro subiu ao palco (obrigada Nuno por me emprestares a tua foto), passeou por lá e finalmente se aninhou e deitou e quase adormeceu ao pé de um dos monitores.
Depois do descanso, entreteve-se a roubar as garrafas de água ao B Fachada.

É sempre bom relembrar que as férias ou pausas cá dentro podem ser tão boas, temos que fazer isto mais vezes.

7 comments:

Bichos da Matos said...

Há sete anos atrás fomos num périplo pelo Alentejo quase aos mesmos sítios: Mértola, Minas de São Domingos, Serpa, Moura, Mourão, Monsaraz...Mergulhamos na piscina de Serpa, comemos os mesmos queijos...só não vimos o Bacon e os Diabo na Cruz!
Beijinhos, Rita:)

**SOFIA** said...

nao tenho nada que me ligue ao alentejo, mas desde que lá fui com olhos de ver, que quero sempre voltar o mais rápido possível.
creio que deve ser do imenso horizonte.

Sílvia Silva said...

portugal é muito bonito e tem muito para ver e fazer...
bem-vinda por cá rita, que já fazias falta:)
e que se repitam muitos dias e fins-de-semana assim!

Alexandra Macedo said...

É muito bom descobrir e redescobrir Portugal. Gosto de Francis Bacon e também gostaria de confirmar se gosto dos Diabo na Cruz ao vivo. Invejo a tua folga e sinto falta da boa disposição que uns dias assim nos proporciona. Até qualquer dia!

Anonymous said...

Passaste então muit perto da minha outra casa:)))

L. said...

A tua cara-metade é sempre assim, com a mania que ele é que sabe. Ainda me lembro dele desdenhar os Pearl Jam e os Red Hot! Fiquei furioso! :D

Também gosto muito do Alentejo apesar de preferir o litoral.

Para o ano isso é que era, uma semanita ali naquele spot onde voltei este ano! Hã?

Camila F. said...

Gente, adorei esse cachorro intrometido! Que máximo!