18.3.13

Malhas Portuguesas

malhas portuguesas
malhas portuguesasmalhas portuguesas
Algumas segundas-feiras são mesmo melhores do que as outras.
É o caso da de hoje, em que acabou de chegar às minhas mãos um exemplar do livro "Malhas Portuguesas" da Rosa Pomar, o qual sinto um bocadinho como meu também, uma vez que as ilustrações das técnicas e os esquemas são da minha autoria.
Como designer, de todo o trabalho gráfico, o trabalho editorial está no topo da minha lista de preferências.
Neste caso, o design e paginação do livro ficaram a cargo da editora, a Civilização, em conjunto com a Rosa e eu, desta vez, estreio-me na ilustração.
É sempre emocionante ver um trabalho tomar forma, especialmente se correspondeu a tantas horas de desenho, de alguma forma pioneiro (porque não existiam especificamente até agora instruções desenhadas destas técnicas) para tornar simples e perceptível a técnica de fazer malha à portuguesa, com todas as suas especificidades.
Na minha opinião e, com toda a certeza, na das muitas pessoas que irão comprá-lo, será uma das formas mais simples de aprender, sem grande esforço, várias técnicas tradicionais que vão de diferentes tipos de montagem de malhas, passando pelos pontos básicos, aumentos e diminuições, até ao remate, explicadas de uma forma simples e intuitiva, com instruções passo-a-passo.
E é emocionante saber que contribuo para perpetuar um saber que permitirá a execução de cada uma das 20 lindas peças de inspiração tradicional, da autoria da Rosa. E que todos nós iremos aprender, graças à completa introdução histórica dos dois primeiros capítulos, de onde surgiu esta técnica e de como em Portugal tem uma tradição tão rica.
É para mim um orgulho ter contribuído para o lindo objecto final e espero que seja, para vós, um gosto lê-lo, usá-lo e guardá-lo na prateleira dos livros favoritos, para que lá possam voltar muitas vezes e sempre.

6 comments:

aniki bóbó said...

Está lindo o livro ! e as fotos, uma Beleza !
Muitos Parabéns e obrigada por nos darem o Gosto e o Prazer de Ver E Ler Qualidade...com tanta Emoção há mistura.

Virgínia said...

Ainda não recebi o meu mas já me sinto feliz só de saber que existe! Parabéns pelo excelente trabalho!

Vera João Espinha said...

Acredito que esteja uma linda edição. Parabéns Rita! (Já escrevi isto algures :-) mas escrevo novamente)

Anonymous said...

LINDO !!!!! LINDO !!!!! LINDO !!!!
Já comprei
Rosa Maria

Rosa Belarte said...

Os leo a ti y a Rosa desde España, sois dos de mis inspiradoras, así que esta colaboración me hace muy feliz.
¡Parabéns, ha nacido un libro, una escritora y una ilustradora!

Anonymous said...

Também tenho o livro e está excelente, parabéns ;P

Luísa Ludovica