18.3.13

Malhas Portuguesas

malhas portuguesas
malhas portuguesasmalhas portuguesas
Algumas segundas-feiras são mesmo melhores do que as outras.
É o caso da de hoje, em que acabou de chegar às minhas mãos um exemplar do livro "Malhas Portuguesas" da Rosa Pomar, o qual sinto um bocadinho como meu também, uma vez que as ilustrações das técnicas e os esquemas são da minha autoria.
Como designer, de todo o trabalho gráfico, o trabalho editorial está no topo da minha lista de preferências.
Neste caso, o design e paginação do livro ficaram a cargo da editora, a Civilização, em conjunto com a Rosa e eu, desta vez, estreio-me na ilustração.
É sempre emocionante ver um trabalho tomar forma, especialmente se correspondeu a tantas horas de desenho, de alguma forma pioneiro (porque não existiam especificamente até agora instruções desenhadas destas técnicas) para tornar simples e perceptível a técnica de fazer malha à portuguesa, com todas as suas especificidades.
Na minha opinião e, com toda a certeza, na das muitas pessoas que irão comprá-lo, será uma das formas mais simples de aprender, sem grande esforço, várias técnicas tradicionais que vão de diferentes tipos de montagem de malhas, passando pelos pontos básicos, aumentos e diminuições, até ao remate, explicadas de uma forma simples e intuitiva, com instruções passo-a-passo.
E é emocionante saber que contribuo para perpetuar um saber que permitirá a execução de cada uma das 20 lindas peças de inspiração tradicional, da autoria da Rosa. E que todos nós iremos aprender, graças à completa introdução histórica dos dois primeiros capítulos, de onde surgiu esta técnica e de como em Portugal tem uma tradição tão rica.
É para mim um orgulho ter contribuído para o lindo objecto final e espero que seja, para vós, um gosto lê-lo, usá-lo e guardá-lo na prateleira dos livros favoritos, para que lá possam voltar muitas vezes e sempre.

6 comments:

aniki bóbó said...

Está lindo o livro ! e as fotos, uma Beleza !
Muitos Parabéns e obrigada por nos darem o Gosto e o Prazer de Ver E Ler Qualidade...com tanta Emoção há mistura.

Virgínia said...

Ainda não recebi o meu mas já me sinto feliz só de saber que existe! Parabéns pelo excelente trabalho!

Vera Espinha said...

Acredito que esteja uma linda edição. Parabéns Rita! (Já escrevi isto algures :-) mas escrevo novamente)

Anonymous said...

LINDO !!!!! LINDO !!!!! LINDO !!!!
Já comprei
Rosa Maria

Unknown said...

Os leo a ti y a Rosa desde España, sois dos de mis inspiradoras, así que esta colaboración me hace muy feliz.
¡Parabéns, ha nacido un libro, una escritora y una ilustradora!

Anonymous said...

Também tenho o livro e está excelente, parabéns ;P

Luísa Ludovica