18.9.13

So far, so good

IMG_9794 photo (9)
Quem me conhece, sabe como sempre fugi da via-ensino e como sempre disse que nunca iria dar aulas. Porque a timidez e o "medo do palco" me impediam de conseguir fazê-lo. Porque a perspectiva de interacção diária com pessoas que dependeriam de mim para aprender me parecia uma impossibilidade.
Pois é, a vida dá muitas voltas e cá estou eu a ensinar, aparentemente longe da minha formação profissional como designer (mas se calhar não tão longe assim), com uma agulha e um fio, truques que a muita prática me ensinou. Não a dar aulas, no sentido clássico do termo, mas a ensinar o que sei sobre crochet a quem quer aprender.
Tem sido muito gratificante a nível pessoal, não só pela troca de experiências (sim, porque eu também aprendo sempre), mas também por conhecer pessoas com origens geográficas e idades tão diversas. Por conseguir ensinar pessoas que achavam que não iam conseguir aprender, uma vez que não conseguiram com a mãe ou com a avó há muitos anos.
No final das 4 horas que duram os workshops, a sensação que fica é sempre a mesma: a de que cada vez que me desloco a Lisboa (à Retrosaria) para ensinar faço uma coisa boa e que os sorrisos de satisfação das alunas no final me tornam, seguramente, numa pessoa melhor.
No dia 12 de Outubro há um novo workshop de Crochet 2 no qual, para além de muitas outras coisas, vou ensinar como se fazem estes quadrados da foto aqui de cima e os truques para uni-los.
As potencialidades dos quadrados e das rosetas em crochet são infindáveis e eu resolvi aventurar-me a fazer um casaco ao sabor da minha vontade. Se fazer uma manta já é um trabalho muito moroso, fazer um casaco tem muito que se lhe diga, especialmente se não há dois quadrados iguais.
Mas falarei pormenorizadamente sobre ele quando conseguir (finalmente) acabá-lo.

ps.: apercebi-me agora de que o workshop já está esgotado. Caso estejam interessados em frequentá-lo, por favor enviem um e-mail para a Retrosaria, serão avisados assim que haja uma nova data. Obrigada!

4 comments:

F. said...

Que lindo! :D

Unknown said...

¡Ohhhh....!Esse casaco é maravilhoso
Eu não vivo em Portugal, mas eu amo este país para seu povo e seu potencial criativo!
E sua música, sua arte, sua lã...Adoro!

Vera Espinha said...

Esse casaco deve estar um espanto! Que lindo Rita!

dora said...

Ficou, afinal, lindíssimo o teu casaco !
Queria dizer-to no Sábdo, mas não tive oportunidade.
Aqui fica : )

1 abraço,

dora

(double vie de veronique)