2.9.09

Little one


Já que têm tantos outros super-poderes (como desdobrarem-se em tarefas múltiplas ou aguentarem estoicamente noites e noites sem dormir ou terem sempre colo para dar, só para referir alguns), as mães deviam ter também o dom da ubiquidade.
Hoje foi o primeiro dia de escola após um ano inteiro em casa, e não consigo descrever a sensação de aperto no coração e no estômago que me fizeram ficar com os olhos rasos.
E depois engoli as lágrimas e fiz-me de forte e pensei que bom que seria poder ficar ali, invisível, de maneira a poder amparar-lhe as quedas e protegê-la sempre.
Até que, horas mais tarde, esta menina me citou a sua avó nesta frase tão sábia "tudo o que é menos nosso são os filhos".
E custa tanto mas é a mais pura verdade: a partir de hoje vai sendo cada vez menos minha.

---

(translation will soon be available)

6 comments:

sandrine vieira said...

Sei o que sentes....como tantas outras mães....
Ainda hoje com a minha L. de 5anos e a E. de 4anos sinto o mesmo todos os dias, um aperto no coração, vai ser sempre assim... "dor de mãe"......
Mas pensa nos abraços e nos beijos que ela te irá dar qdo chegar, pensa nas histórias/aventuras que ela te irá contar... isso vale a pena e ninguém nos tira!......
Isto é verdade: " tudo o que é menos nosso são os nossos filhos" por mais que custe temos que as deixar crescer... mas crescer é bom, todos nós crescemos, e tu tb cresces com ela.
Pensa assim: o aperto que sinto no coração não é um aperto, é AMOR! ;)

bjs e tudo de bom para ti e para a tua princesa.

miriam said...

tens toda a razão. já estou com um aperto no coração pelo J ter que ir a partir dos 4 meses :(

Anonymous said...

aproveita agora, porque daqui a uns anos quando quiseres um beijo de despedida, à porta da escola, ela vai dizer-te «mamã, por favor!» :D

sapatinhos de verniz said...

Sim... Assim como um dia quisemos a nossa independência, quisemos abrir asas e voar, e que nos dessem atenção ao que queriamos opinar... A vez dos nossos filhos chegará de exigir o mesmo!
Acima de tudo somos todos indivíduos, únicos, livres!!!
Dar espaço aos nossos filhos para que eles possam ser genuinamente únicos, é ganhar o seu amor, confiança e respeito.
Não condicionar-lhes atitudes e deixa-los errar, mostrando-lhes que aconteça o que acontecer estaremos lá para os abraçar e amar, é a maior prova de amor que um ser humano pode dar a outro! Sem julgamentos, sem pressões...
E aí sim, eles serão nossos... não duma forma possessiva, não como se de um objecto se tratassem, não porque nós o queremos... mas porque eles assim o desejam e consentem!

A tua filhota é linda!

Sandra FRib said...

Ritinha, que bom que te sentes assim, és mãe e essa é a melhor graça de todas.
Está linda a tua filhota, mesmo, e a crescer, a dizer coisas engraçadas e qu nos fazem rir e que pensar...também nós já fomos como ela e um dia também ela vai voar...como nós. Aproveita cada momento com ela eu tento fazer o mesmo com as minhas princesas e é tão bom no fim de um dia de trabalho receber aqueles abraços e beijinhos miniatura...delicia-te, o resto vai acontecendo não te preocupes demais, as quedas também nos fazem crescer, o importante é estarmos sempre lá.
Um grande beijinho aos três.
5 Flores

Lívia Loureiro said...

Somos cada vez menos de nossas mães, mas na medida em que crescemos, voltamos a elas numa reaproximação pela experiência, pelo próprio rolar da vida.
Parabens pelo blog.
Um forte abraço.